O Manual de Crédito Rural (MCR) reúne todas as normas necessárias para a obtenção do crédito rural, que é um financiamento destinado a produtores do campo.
Por meio desse financiamento, os produtores rurais brasileiros conseguem obter recursos que são concedidos por bancos e instituições financeiras para investir em sua propriedade, seja na aquisição de equipamentos e animais, custeio de matéria-prima ou ainda para industrializar ou comercializar a produção.
Mas essa não é a única opção para os produtores rurais conseguirem aporte financeiro para expandirem os seus negócios.
O crowdfunding é uma ótima alternativa para os empreendedores do segmento rural que precisam de capital para impulsionar o seu negócio. Essa modalidade permite que empreendedores dos mais variados segmentos criem sua própria base de investidores e ainda consigam captar recursos sem burocracia.
Confira a seguir 5 pontos importantes que todo empreendedor deve saber sobre o assunto, como o que é MCR, quais os pontos mais importantes do Manuel de Crédito Rural e como o crowdfunding pode ajudar os empreendedores deste segmento a crescerem e alavancarem o seu negócio.
1º O que é o Manual de Crédito Rural?
O Manual de Crédito Rural é o documento que agrupa todas as normas aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) assim como as divulgadas pelo Banco Central referentes ao crédito rural.
O crédito rural surgiu a partir da Lei 4.829, de 5 de novembro de 1965, como um conjunto de recursos financeiros disponibilizados pelo Estado ou empresas privadas que auxiliam o segmento rural.
As instituições financeiras e os beneficiários devem conhecer e obedecer às regras que compõem o MCR, que é atualizado à medida que são divulgados novas normativas.
Leia também: Crédito rural para produtores do campo: saiba como conseguir o seu
2º Como o crédito rural pode ser utilizado?
De acordo com o Manual de Crédito Rural, o recurso pode ser utilizado para a cobertura de despesas relacionadas aos ciclos produtivos, aplicações em bens e serviços, recursos necessários à comercialização dos produtos e industrialização de produtos.
Os recursos financeiros emprestados pelos bancos e instituições financeiras aos empreendedores rurais por meio do crédito rural são oriundos de depósitos à vista ou de poupança real, Emissão de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), fontes fiscais, como também de recursos próprios das próprias instituições.
Se você é empreendedor e busca recursos para expandir seus negócios além das formas de utilização permitidas pelo Manual de Crédito Rural, o crowdfunding, ou financiamento coletivo pode ser uma solução viável para obter aporte financeiro de forma simples e rápida.
Somente plataformas de financiamento coletivo autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como a Bloxs, podem oferecer essa modalidade de captação para empreendedores do ramo de agronegócio.
Leia também: Pronampe: tudo que você precisa saber antes de solicitar o crédito
3º Quem pode se beneficiar com o Crédito Rural?
O Manual de Crédito Rural classifica como público-alvo do crédito rural:
Produtores rurais (pessoa física ou jurídica);
Cooperativas de produtores rurais;
Pessoas físicas ou jurídicas que não sejam produtores, mas que se dedicam a atividades como:
- Pesquisa ou produção de mudas e sementes fiscalizadas/certificadas;
- Pesquisa ou produção de sêmen para inseminação artificial e embriões;
- Prestação de serviços mecanizados de natureza agropecuária, em imóveis rurais, inclusive para proteção do solo;
- Prestação de serviços de inseminação artificial, em imóveis rurais;
- E atividades florestais.
Leia também: Pronaf: saiba o que é e como conseguir crédito rural
4º Quais foram as últimas mudanças do Manual de Crédito Rural?
O Manual de Crédito Rural passou por algumas mudanças nos últimos meses, entre elas, as que mais impactaram os empreendedores do campo foram definidas por meio da Resolução 4.833, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, e da Resolução 4.905, de 29 de abril de 2021, do Bacen, que modificaram inteiramente a Seção 6 do Capítulo 2 do documento.
Essa parte do manual refere-se à tradicional prorrogação automática do crédito rural que antes era imperativa e passou a ser opcional, a critério da instituição financeira, e sem a indicação de critérios que a instituição possa levar em conta na análise, o que dificulta a renegociação de dívidas com bancos.
Cabe também à própria instituição financeira comprovar a capacidade de pagamento do tomador do crédito rural, o que antes era de responsabilidade do produtor. Dessa forma, somente os produtos que possuem histórico positivo com as instituições que operam o crédito rural poderão se utilizar desse aporte financeiro.
Mas, conforme citado em tópico anterior, os empreendedores do campo que necessitam de recursos para colocarem seus projetos em prática podem se beneficiar por meio do crowdfunding. Entenda melhor a seguir!
5º Como financiar atividades rurais via crowdfunding?
O financiamento coletivo é uma alternativa menos burocrática e muito mais acessível para os empreendedores conseguirem concretizar seus projetos no campo. A modalidade é vantajosa tanto para os investidores que procuram bons projetos como para os empreendedores que precisam de recursos para o seu negócio.
Os empreendedores recebem o aporte de capital que necessitam na modalidade equity ou dívida e os investidores conseguem investir em ativos lastreados na economia real, com rentabilidade que pode ser superior às opções tradicionais do mercado.
Para os investidores brasileiros, investir no agronegócio via crowdfunding é muito vantajoso, o que pode ajudar a encurtar o tempo de captação. Em outras palavras, dinheiro mais rápido no caixa da sua empresa. Isso porque ao ter ativos agro em sua carteira, os investidores podem ter como benefícios: uma rentabilidade acima do oferecido nos ativos financeiros tradicionais, baixo risco, diversificação do seu portfólio e proteção a sua carteira.
A Bloxs tem uma vasta experiência em captações para agronegócio e já conseguiu levantar milhões de reais em grandes projetos do setor, desde exportação de carne bovina à segmento florestal.
Um bom exemplo de recorde de captação na Bloxs, foi a oferta Rural Investimentos II que captou R$ 3 milhões em menos de 48h.
Ao captar com a Bloxs você contará com todo o suporte necessário para atrair bons investidores para o seu negócio.
Portanto, se você é um empreendedor do campo e quer formar sua base de investidores para expandir seu negócio, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.