Riscos em investir em imóvel – Eu sempre gosto de comentar sobre um investimento que fiz recentemente. Muito em função da relação de confiança que eu tinha com as pessoas que estavam desenvolvendo o imóvel.
O ideal é que todo o investimento seja feito com pessoas confiáveis. Mas nem sempre isto é possível. Por isso, queremos expor quais são os pontos de atenção que devem ser levados em consideração ao entrar em um investimento imobiliário.
Falar de investimento imobiliário é algo muito amplo. A gente pode ter diversos tópicos para tratar de cada segmento dentro destes investimentos.
Hoje vamos tratar especificamente sobre investimentos em imóveis na planta, quais os riscos desse investimento e como gerenciá-los.
Riscos de investir em um imóvel na planta
Um imóvel na planta geralmente é adquirido de um incorporador que está desenvolvendo um empreendimento.
É recomendado comprar o imóvel na etapa de pré-lançamento, na qual a propriedade geralmente tem um bom desconto em relação ao valor de lançamento. Porém, para isso é necessário o pagamento ao longo do fluxo da obra ou até mesmo a vista.
Ao comprar um imóvel na planta você assina uma promessa de compra e venda. Ou seja, uma promessa de que o incorporador irá construir e a promessa de que você irá pagar.
Um ponto de atenção relacionado a isso é o fato de o incorporador estar vendendo uma promessa. Um dos riscos relacionados a esta promessa é o incorporador não vender o empreendimento, o que pode ocasionar a falta de dinheiro para construir.
Outro risco é o incorporador não conseguir financiamento, uma vez que normalmente o dinheiro investido por você no empreendimento não será suficiente para financiar a obra toda. Por isso perguntar se a obra já tem financiamento contratado é muito importante.
Além disso, a obtenção do alvará também demanda atenção. Em alguns casos, esta etapa de pré-lançamento ainda não conta com a aprovação do projeto, o que pode ocasionar na não obtenção do alvará devido a alguma deficiência no projeto.
A obtenção do habite-se por parte do incorporador é outro risco relevante. Muitas vezes a obra pode não ter sido feita em concordância com o projeto aprovado. Isso pode trazer uma grande dor de cabeça ao investidor, atrasando em muito o retorno do seu investimento.
Por isso, procure ficar atento a estes quatro principais riscos na compra de um imóvel na planta. Como podemos mitigar estes riscos?
LEIA TAMBÉM: Crowdfunding imobiliário: o que é, como investir e principais plataformas
Como investir com segurança em imóveis
Primeiro pesquise a reputação e o histórico de entregas do incorporador.
Busque saber se ele já teve vários empreendimentos lançados e tem um bom nome no mercado. Procure saber se o alvará e o memorial de incorporação estão válidos e registrados, além de verificar se o incorporador conseguiu um banco para financiar o empreendimento.
Existe o instituto do patrimônio de afetação, que é basicamente o registro público, feito no cartório de imóveis, que o incorporador opta por segregar o patrimônio da incorporação.
Isso faz que você como investidor possa ter a certeza de que o seu dinheiro vai ser aplicado naquela obra e não em outro empreendimento. Por isso pergunte se o seu empreendimento tem ou vai ter o patrimônio afetado.
Para balancear a relação de riscos e retornos, é importante definir o fluxo de pagamentos do seu investimento. Quanto mais rápido você pagar maior certamente será o desconto concedido pelo incorporador. O investidor neste cenário acaba tomando mais risco, visto entrega todo o recurso sem antes avaliar a performance do incorporador.
Por isso indicamos que abra mão de um pouco do desconto concedido para o pagamento a vista e pague ao longo do fluxo da obra. Assim certamente você terá o melhor equilíbrio entre risco e retorno para este tipo de investimento.



