Investir em imóveis é uma das melhores estratégias para construir um patrimônio sólido e gerador de renda, mesmo em momentos de crise e incerteza.
Mas o que muita gente não sabe é que, para receber pagamentos recorrentes na sua conta investindo em imóveis, você não precisa construir ou administrar qualquer propriedade.
E não estamos falando de fundos imobiliários, muitos dos quais entregam resultados abaixo da taxa CDI atualmente. Mas de projetos lastreados em ativos reais, capazes de rentabilizar seu capital acima de 20% ao ano, com toda a segurança de um mercado regulado pela CVM.
Sim, você pode investir diretamente em projetos imobiliários estratégicos, em parceria com especialistas experientes nos segmentos mais promissores atualmente no mercado imobiliário.
Quer saber mais sobre como ter renda passiva com imóveis, sem ter dor de cabeça com obras ou ficar exposto ao risco do mercado financeiro?
Então continue a leitura deste artigo completo, para entender como investir em imóveis com muita segurança, sem abrir mão da alta rentabilidade. Vamos abordar os seguintes tópicos:
Por que investir em imóveis é um bom negócio?
Apesar dos grandes avanços que tivemos no setor de habitação nas últimas décadas, a verdade é que o Brasil ainda tem um enorme déficit habitacional, estimado em quase 6 milhões de moradias, principalmente nas grandes cidades, onde há maior oferta de empregos.
Além disso, nossa infraestrutura continua muito deficitária, com poucas propriedades comerciais de qualidade e acessíveis principalmente para micro e pequenas empresas em centros econômicos locais e regionais.
Faça parte da nossa lista de interesse em real estate.
Estamos falando, portanto, de um setor com demanda constante e crescente, sem o qual não há desenvolvimento econômico ou qualidade de vida para a população.
Por isso, investir em imóveis é uma excelente forma de ter renda passiva e blindar o patrimônio contra a inflação e crises econômicas, graças a ativos reais altamente valorizados.
LEIA TAMBÉM: Preços de venda e aluguel de imóveis residenciais têm maior salto em 7 anos
Quais são as vantagens de investir em imóveis?
Por ser um ativo real gerador de renda, o imóvel oferece segurança e diversificação de renda, além de grande potencial de valorização com o tempo.
Além disso, o mercado imobiliário é bastante amplo, permitindo investir em diversas modalidades de empreendimentos residenciais ou comerciais, desde terrenos e conjuntos habitacionais simples até projetos mais complexos e rentáveis, como “built to suit”, “sale-leaseback”, “coliving”, entre muitos outros.
Portanto, entre os principais motivos para investir em imóveis, podemos citar:
- Setor sólido e resistente a crises, por estar lastreado em um ativo real (propriedade física);
- O imóvel é um excelente ativo para diversificação de renda com aluguéis, seja de propriedades residenciais ou comerciais, em razão da alta demanda;
- Propriedades imobiliárias tendem a se valorizar com o tempo, graças a melhorias urbanas e à procura praticamente constante e estável,
- Há pouca oferta imobiliária nos grandes centros econômicos, gerando uma drástica demanda reprimida por boas propriedades com preços acessíveis.
Mas as vantagens de investir em imóveis não param por aí. Muitas pessoas se perguntam: por que investir em imóveis em 2022?
Estamos em um ano eleitoral importantíssimo para o futuro do país nas próximas décadas. E todos os candidatos à corrida presidencial já destacaram que o acesso à moradia e a ampliação do financiamento imobiliário estão entre suas maiores prioridades.
LEIA MAIS: Candidatos a presidente 2022: como fica a construção civil?
Independente de quem vencer o pleito, uma coisa é certa: veremos um foco intenso na melhoria da infraestrutura e nas condições de vida da população, portanto estamos em um momento estratégico para investir em imóveis.
Ainda assim, há quem se pergunte: por que não investir em imóveis?
Muitos apontam para as incertezas em relação ao ambiente de juros e inflação, dizendo isso inibe o consumo e deteriora o poder de compra da população, gerando riscos para o investimento imobiliário.
No entanto, o grande diferencial do investimento em imóveis é de “cimento e tijolo”, e não de simples papéis no mercado financeiro, caracterizados pela sua alta volatilidade e baixo desempenho em cenários de incerteza.
LEIA TAMBÉM: Investir em fundo de tijolo ou projetos imobiliários que podem render +20% a.a.?
Um mercado robusto e resistente a crises
De fato, ainda hoje as pessoas consideram o investimento imobiliário como sinônimo de construção de patrimônio.
Isso porque uma propriedade bem construída e com ótima localização tem expectativa de valorização e geração de renda por várias gerações, desde que bem administrada e mantida.
E se olharmos para a representatividade do setor na economia, os números são ainda mais eloquentes.
O setor vem batendo recorde de lançamentos e vendas, inclusive em um dos momentos mais incertos da história recente: a pandemia. A crise sanitária deixou muito clara a importância de ter um lar, e os dados do valor global de vendas dos últimos meses deixam isso muito claro.
O valor médio do metro quadrado de venda e aluguel vem registrando forte valorização ao longo dos anos, especialmente em centros econômicos regionais e nacionais, onde há mais procura por moradia e estabelecimentos comerciais.
Ocorre que a oferta nesses locais não está conseguindo atender à demanda, gerando um cenário extremamente favorável para investimentos nos próximos meses.
O setor de construção civil representa um terço de toda a produção industrial brasileira, sendo, portanto, estratégico para o crescimento e desenvolvimento econômico do país, ainda mais porque também é um grande gerador de empregos.
Seu grande peso no PIB do país, superando a marca de 6%, também ressalta sua importância na arrecadação de impostos e na estabilidade das contas públicas, razão pela qual é sempre visto com muita atenção por qualquer governo.
Como investir em imóveis sem construir ou administrar?
Quando se fala em investimento em imóveis, é muito comum acreditar que a única forma de ter renda com aluguéis é adquirindo terrenos ou propriedades prontas, reformá-las e anunciá-las em algum site especializado.
Muitas pessoas ainda se aventuram na construção por conta própria, expondo-se a todo tipo de risco, desde a escolha de um formato ou tipologia inadequados para a região até os comuns atrasos e estouros de orçamento.
Isso fez com que os fundos imobiliários caíssem na graça de muitos investidores, já que geralmente são propriedades de alto padrão, muito bem localizadas e que fazem pagamentos mensais na conta, a partir dos aluguéis gerados pela carteira montada pelos gestores.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Sem dúvida, investir em fundos imobiliários é uma excelente maneira de obter grande diversificação de carteira com apenas um investimento, sem falar nos custos bastante baixos para manter as posições.
No entanto, como qualquer ativo financeiro, os FIIs também possuem riscos que não devem ser menosprezados, a começar pela volatilidade da bolsa de valores e do baixo retorno com dividendos (dividend yield).
Portanto, se você deseja ir além do tradicional e deseja buscar novas formas de investir em imóveis, a melhor forma de fazer isso é participando de captações de projetos diretamente ligados ao setor.
Estamos falando do crowdfunding, modalidade de investimento coletivo regulamentada pela CVM e que não para de crescer no país, ao permitir que um grupo de pessoas se una para realizar projetos do seu interesse, em parceria com empreendedores com excelente histórico de resultados e comprometidos com o sucesso dos empreendimentos.
A Bloxs é a maior e melhor plataforma de crowdfunding do país e, desde a sua fundação, já captou mais de R$ 100 milhões em crowdfunding imobiliário.
LEIA MAIS: FII vs. crowdfunding imobiliário: onde seu dinheiro rende mais?
Diversos projetos imobiliários captados pela Bloxs já foram liquidados em nossa plataforma, confirmando que o investimento alternativo é a melhor forma de fazer uma diversificação inteligente de carteira, sem se expor ao risco do mercado financeiro.
Exemplo disso foi o projeto All Liberdade, um empreendimento da incorporadora paulista Bracon que entregou um retorno de quase 600% do CDI aos investidores em pouco tempo.
SAIBA MAIS: Projeto All Liberdade supera expectativas com retorno de 586% do CDI na Bloxs
Se você também quer investir em imóveis através de projetos seguros e rentáveis como esse, faça agora mesmo seu cadastro em nossa plataforma e saiba em primeira mão quando o próximo projeto estará disponível para captação.