O aumento da inflação e da taxa Selic no último ano trouxe de volta a aversão ao risco aos mercados e a busca por proteção, principalmente com ativos reais sem correlação com o mercado financeiro.
Diante das incertezas do ambiente político e econômico, os investidores estão priorizando ativos geradores de renda, capazes de entregar resultados extraordinários em pouco tempo.
Atenta à mudança do cenário no mundo dos investimentos, a Bloxs passou a oferecer em sua plataforma projetos que atendam a esses anseios dos investidores, prezando sempre por suas garantias e pela escolha de empreendedores com excelente track record.
Além disso, a maior plataforma de crowdfunding dentro das regras da CVM ampliou suas teses de investimento, permitindo que o pequeno investidor se posicione em mercados em ascensão e que têm tudo para registrar taxas de crescimento exponencial em poucos anos, como créditos de carbono e cannabis medicinal.
Neste artigo, vamos apresentar como as captações da Bloxs se comparam aos títulos tradicionais de renda fixa e variável, mostrando que, para alcançar taxas de retorno acima do CDI, é preciso fazer uma diversificação inteligente da carteira, principalmente com ativos alternativos de alta qualidade.
Confira os tópicos que vamos abordar a partir de agora:
O que a alta dos juros e da inflação significa para os investimentos?
O efeito imediato da alta da inflação nos investimentos é a redução da rentabilidade real dos ativos que compõem a carteira, especialmente aqueles que apresentam um retorno fixo previsto no futuro.
Além disso, os títulos financeiros com vencimento mais longo ficam mais voláteis e seu valor de face costuma cair, trazendo mais instabilidade para a carteira.
Em vista da queda do poder de compra da moeda, os bancos centrais geralmente elevam a taxa básica de juros para evitar que os aumentos dos preços desestabilizem a economia e deteriorem a renda das famílias.
Como explica o professor de Finanças do Insper, Ricardo Humberto Rocha, em entrevista recente à Bloxs sobre as perspectivas para 2023 nos investimentos:
Com a alta dos juros, o crédito fica mais caro, os prazos de financiamento diminuem, o capital de giro das empresas fica mais caro e as grandes corporações têm dificuldade para vender seus títulos.
Dessa forma, o mais provável é que haja um arrefecimento da atividade econômica e, com isso, uma diminuição das estimativas de lucro das empresas listadas na bolsa de valores, o que leva a uma correção dos seus papéis.
Foi justamente isso o que vimos com os principais índices acionários ao redor do mundo. A partir do momento que os bancos centrais começaram a elevar os juros, a fim de enfrentar a inflação pós-Covid, as bolsas passaram a registrar fortes perdas.
No Brasil, os juros começaram a subir a partir do primeiro trimestre de 2021, quando estavam na mínima histórica de 2%, atingindo o patamar atual de 13,75%.
Com isso, o principal índice acionário do país, o Ibovespa, registrou uma queda de quase 12% no ano passado e praticamente não saiu do lugar desde então, como mostra o gráfico a seguir:
LEIA TAMBÉM: Professor do Insper, Ricardo Humberto Rocha, traça perspectivas para 2023 nos investimentos
Como aumentar o retorno da carteira em momentos de volatilidade?
A reação do mercado à instabilidade política e econômica se dá na forma de volatilidade, o que traz mais risco para a carteira e torna mais difícil obter taxas de retorno acima dos principais benchmarks, como o CDI.
O mais indicado nessa situação é fazer uma boa diversificação da carteira, a fim de evitar a disseminação do risco entre os ativos que a compõem, principalmente reduzindo sua correlação com o mercado financeiro que, como vimos, fica muito instável.
E a melhor forma de fazer isso é contar com ativos geradores de renda no portfólio, os quais apresentam as seguintes características:
- Fazem pagamentos recorrentes na sua conta bancária, trazendo mais previsibilidade para sua renda e evitando a exposição ao fator tempo;
- Seus retornos costumam ficar acima dos principais índices de referência do mercado, como Ibovespa e CDI;
- Não sofrem com a volatilidade do mercado financeiro, melhorando o perfil de risco da carteira;
- Oferecem garantias reais em contrato ou estão lastreados em ativos reais, como bens e equipamentos, aumentando sua segurança;
- Contam com gestão profissional e são oferecidos em mercados regulados.
Para encontrar esses ativos geradores de renda, é preciso ir além dos produtos tradicionais de renda fixa e variável oferecidos por bancos e corretoras, já que são oferecidos por plataformas de investimentos alternativos, como a Bloxs.
A Bloxs é uma plataforma de acesso ao mercado de capitais que oferece a pequenos investidores a oportunidade de ter na carteira projetos antes restritos a grandes fortunas, através de estratégias como private equity, venture capital e crédito privado.
LEIA TAMBÉM: Por que tantas empresas investem em energia solar no norte de Minas Gerais?
Investimentos alternativos com retorno acima da Selic
Diante do novo cenário de inflação e juros na economia, a Bloxs passou a priorizar em sua plataforma a oferta de projetos em setores dinâmicos e resistentes a crises, com excelentes expectativas de retorno em poucos anos.
Por estarem diretamente ligados à economia real, esses projetos não sofrem com a volatilidade do mercado financeiro e oferecem uma rentabilidade-alvo muito superior à dos ativos tradicionais de renda fixa e variável.
Isso faz com que sejam fundamentais para obter uma boa diversificação de carteira, melhorando seu perfil de risco e potencial retorno no longo prazo.
Private equity na Bloxs
Entre os ativos geradores de renda oferecidos pela Bloxs estão projetos ligados ao setor imobiliário e de energia renovável, por exemplo, conhecidos por serem ao mesmo tempo defensivos e rentáveis, seguindo as melhores estratégias de private equity do mercado.
O projeto CGC Energia Solar II – SP & MG, captado com sucesso em março deste ano pela Bloxs, visa gerar renda mensal aos investidores por meio da construção e operação de usinas solares, com retorno projetado de 21,40% ao ano.
Nessa mesma linha, a Bloxs ofereceu os projetos VOLTXS Energia Solar – BA e Triotec Energia Solar, focados em geração de renda no longo prazo e taxa de retorno potencial de 20,60% ao ano e IPCA + 17,03% ao ano, respectivamente.
No mercado imobiliário, o grande destaque deste ano ficou com Drops Equity II – Expansão Brasília, com um retorno de mais de 20% ao ano e pagamentos projetados a cada seis meses, com base no desempenho do projeto.
Entre as outras operações de private equity disponibilizadas pela Bloxs neste ano, com foco em geração de renda no longo prazo, podemos citar:
- Wine Invest II, com rentabilidade-alvo de 19% ao ano;
- CGH Rio do Sul S/A, com retorno projetado de 15% ao ano;
- Pro Solutti – Legal Claims Trabalhistas, que busca uma rentabilidade de Selic + 12,39%;
- Khaya Woods II – Meta Florestas, com expectativa de retorno de IPCA + 16,05%.
Venture Capital na Bloxs
Dentro da estratégia de venture capital, a Bloxs permitiu que os investidores impulsionassem o crescimento de novas empresas promissoras em diferentes mercados, como foi o caso da MOSS – Créditos de Carbono, com um extraordinário retorno potencial de 51,08%, Lacann Group – Cannabis Medicinal, em um mercado que pode triplicar de tamanho em uma década, além da Levante, uma das casas de análise de investimento mais promissoras do país.
Crédito privado na Bloxs
Já no segmento de crédito privado, os investidores da Bloxs tiveram a oportunidade de rentabilizar seu capital financiando empresas de alto crescimento, com taxas de retorno projetadas bem acima da Selic, como:
- Drops Crédito Privado I e Drops Crédito Privado II, ambos com expectativa de retorno de 20,27%;
- Ubernet Crédito Privado I, com retorno potencial de 20,98%;
- Polígono Seminovos Crédito Privado I, com rentabilidade-alvo de 20,98%.
LEIA TAMBÉM: Captações da Bloxs que fizeram história no crowdfunding; conheça algumas!
Infográfico comparativo Bloxs vs. escalada da Selic
Confira no infográfico a seguir um comparativo dessas ofertas da Bloxs com a taxa Selic vigente no momento das captações e perceba todo o potencial dos investimentos alternativos para proteger e rentabilizar seu portfólio acima dos principais benchmarks do mercado:
Quer começar hoje mesmo a diversificar sua carteira com investimentos alternativos de alta qualidade como esses?
Então faça seu cadastro gratuito em nossa plataforma para ser notificado em primeira mão sobre a abertura de novos projetos para captação e fique por dentro de tudo o que acontece de mais importante no segmento com conteúdos exclusivos como este.